facebook pixel

Telefone 212 693 530* *Custo de Chamada para a Rede Fixa de acordo com o seu tarifário

IBM Watson for Genomics na Germano de Sousa

5 de Janeiro de 2019


Laboratórios Germano de Sousa pioneiros na utilização do IBM Watson na Saúde em Portugal

 

Tecnologia suportada por inteligência artificial que fornece informação terapêutica, validada por especialistas, atualizada, abrangente e baseada na evidência e em ensaios clínicos, disponibilizada agora em Portugal pelo Grupo Laboratorial Germano de Sousa.

IBM Watson for genomics
IBM Watson for genomics
“(...) with IBM Watson for genomics I can give more hope to the patient...”

Professor Doutor Germano de Sousa

O Grupo Germano de Sousa

O Grupo Germano de Sousa tem sentido uma necessidade crescente de responder assertivamente aos desafios que têm vindo a surgir, especialmente na última década, que envolvem essencialmente os custos dos cuidados associados a um aumento significativo de doentes crónicos, uma população cada vez mais envelhecida, com maior esperança de vida e limitações orçamentais.

Falar hoje em diagnóstico médico laboratorial implica falar em investigação e tecnologia e na importância que os sistemas computorizados têm na descoberta do diagnóstico e do tratamento das patologias clínicas.

O sistema cognitivo IBM Watson, desenvolvido pela IBM, uma das maiores e mais prestigiadas empresas de tecnologia do Mundo, que aposta continuamente em pesquisa e desenvolvimento, possibilita uma nova forma de comunicação entre pessoas e computadores e surge como o principal aliado na busca da saúde humana perfeita.

Unindo humanidade e tecnologia

IBM Watson for genomics

Com recurso a tecnologia avançada o IBM Watson é uma plataforma, um supercomputador que resolve problemas cognitivos. A cognição é o processo que a mente humana utiliza para aprender novos conhecimentos a partir das informações que recebemos. A IBM criou um computador e um software que simula esse processo de aprendizagem humana, só que quem aprende é a máquina, pelo que o IBM Watson funciona com uma Inteligência Artificial. É um sistema para o processamento avançado, recuperação de informação, representação de conhecimento e raciocínio automatizado. Possui diferentes serviços como reconhecimento e análise de vídeos e imagem, interação por voz, leitura de grandes volumes de textos e criação de assistentes virtuais, permitindo aos profissionais de saúde uma partilha de dados na área da saúde para a gestão de hospitais e acompanhamento de doentes.

O sistema de inteligência artificial IBM Watson tem-se mostrado eficaz na deteção precoce de doenças, muitas delas de cariz raro, nos países em que já se encontra a ser utilizado. Esta tecnologia suportada por inteligência artificial que fornece informação terapêutica, validada por especialistas, atualizada, abrangente e baseada na evidência e em ensaios clínicos é agora disponibilizada em Portugal pelo Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa que tem investido continuamente no desenvolvimento científico e tecnológico, de forma a estar sempre na linha da frente do diagnóstico laboratorial, nomeadamente nos seus núcleos de excelência.

Principais benefícios do IBM Watson for genomics

IBM Watson for genomics

Fornece conteúdo abrangente

Acesso a conteúdo abrangente, atualizado, habilmente validado, com base em publicações revistas por pares, bancos de dados genômicos, diretrizes profissionais, ensaios clínicos e terapias aprovadas.

IBM Watson for genomics

Economiza tempo e reduz a variabilidade

Projetado para economizar tempo e reduzir a variabilidade entre relatórios com interpretação rápida, consistente e eficiente entre os tipos de cancro.

IBM Watson for genomics

Escalar os programas oncológicos de precisão

Escale facilmente o volume da amostra e a complexidade dos painéis direcionados ao painel de genes para todo o genoma.

IBM Watson for genomics

Seguro e compatível com a privacidade

Projetado para respeitar os requisitos HIPAA e GDPR.

IBM Watson for Genomics já em Portugal

O Grupo Germano de Sousa acredita que a computação cognitiva deve ser usada para apoiar o profissional de saúde a organizar todos os dados e informação relativa ao paciente (histórico, exames clínicos, sintomas, dados familiares e análise genómica), analisar e efetuar a correlação necessária com todos os dados disponíveis e relevantes de muitas outras fontes (diretórios por patologia, trabalhos de investigação e jornais científicos, ensaios clínicos) para então disponibilizar uma recomendação terapêutica perante determinada patologia. Competirá sempre ao médico tomar a sua decisão, com recurso a esta tecnologia, que será necessariamente mais fundamentada, personalizada e baseada na evidência.