facebook pixel

Telefone 212 693 530* *Custo de Chamada para a Rede Fixa de acordo com o seu tarifário

Artrite Reumatóide: Sintomas e sinais de alerta


O que é Artrite Reumatóide?

Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória, crónica e autoimune de causa ainda desconhecida. Caracteriza-se por uma inflamação das articulações (artrite), principalmente das mãos e pés, mas pode afetar outras partes do corpo, como os joelhos, cotovelos e ombros.

Esta condição pode levar à erosão progressiva das articulações, causando deformidades e limitações na mobilidade que, em certos casos, pode impedir a execução de tarefas diárias.

Reconhecer o que é Artrite Reumatóide, sintomas e sinais de alerta, é um passo importante que leva ao diagnóstico precoce da doença. Isto permite trazer ganhos significativos em termos de qualidade de vida e evitar graves complicações no futuro.

Quem pode estar sujeito?

Em Portugal, estimam-se mais de 40.000 doentes afectados, sendo a maioria destes no sexo feminino, com uma proporção três vezes maior que o sexo masculino. Tipicamente, os primeiros sinais manifestam-se entre os 35 e os 50 anos, mas podem ocorrer em qualquer faixa etária.

Embora a causa seja desconhecida, sabe-se que existem certos fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de desenvolver sintomas de Artrite Reumatóide, nomeadamente:

  • Histórico familiar (predisposição genética);
  • Tabagismo;
  • Obesidade;

Alguns estudos também apontam para uma possível relação com infeções virais ou bacterianas, que desencadeiam a resposta autoimune do organismo.

Sintomas e sinais de alerta

A gravidade dos sintomas de Artrite Reumatóide é variável, sendo possível passar por períodos em que a doença se encontra em remissão e outros em que se manifesta de forma mais intensa. Todavia, alguns dos mais comuns incluem:

  • Rigidez matinal nas articulações, que persiste por mais de uma hora;
  • Inchaço (edema) e vermelhidão nas articulações;
  • Fadiga e fraqueza muscular;
  • Febre baixa;
  • Perda de apetite e perda de peso;
  • Nódulos sob a pele, especialmente nos braços e pernas;
  • Dores musculares.

É importante salientar que estes sintomas não são exclusivos da Artrite Reumatóide e podem ser indicativos de outras patologias clínicas. A persistência de qualquer um destes sinais deve ser motivo para consultar o seu médico de família.

Consequências por não diagnosticar

Artrite Reumatóide é uma doença crónica de natureza progressiva que afeta o revestimento interno das articulações (sinovite simétrica). Esta patologia, quando não diagnosticada e tratada atempadamente, pode levar a complicações graves que podem comprometer seriamente a qualidade de vida do doente, tais como:

Síndrome do túnel do carpo

Esta condição ocorre quando o nervo mediano, que passa pelo punho, fica comprimido devido ao inchaço das articulações, causando dor, dormência e fraqueza na mão e no braço.

Rotura dos tendões

Pode ocorrer como resultado da inflamação e do desgaste das articulações, o que, por sua vez, leva a dificuldades de movimento e a uma diminuição da força muscular.

Mielopatia cervical

Embora menos comum, é uma complicação grave que pode ocorrer em estágios mais avançados da artrite. Esta condição afeta a medula espinhal e pode levar a sintomas como fraqueza muscular, perda de coordenação e até mesmo paralisia.

Deformidades articulares

As deformidades articulares são uma consequência comum da artrite reumatóide, que resultam em alterações visíveis e dolorosas nas articulações afetadas.

Importância de um diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce da Artrite Reumatóide, sintomas e sinais de alerta, é decisivo nos primeiros anos, uma vez que os danos estruturais decorrem inicialmente e há uma oportunidade para impedir a progressão do quadro clínico.

Sendo uma condição de cariz progressiva e crónica, é de maior importância dar início ao tratamento adequado, com vista para melhorar significativamente a qualidade de vida do indivíduo e prevenir sérias futuras complicações, tais como síndrome do túnel do carpo, deformidades articulares ou Mielopatia cervical (em estágios mais avançados).

No entanto, esta condição pode ser facilmente confundida com outros prognósticos com a mesma sintomatologia, tais como a gota e outros reumatismos.

Para mais informações sobre como a Artrite Reumatóide pode ser diagnosticada, recomendamos a leitura do nosso artigo: "Diagnóstico de Artrite Reumatóide – o que preciso saber?".

Mantenha-se informado e tome as medidas necessárias para proteger a sua saúde e bem-estar.

Qualquer dúvida contacte-nos.
Teremos todo o gosto em ajudar.

LABORATÓRIO DE
PATOLOGIA CLÍNICA

LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CLÍNICA
EMAIL

Telefone 212 693 530*

*Custo de Chamada para a Rede Fixa de acordo com o seu tarifário

Notícias Relacionadas:

Artigos Relacionados: