facebook pixel

Laboratório de Microbiologia, Micobacteriologia e Parasitologia Clínica


O papel fundamental do Laboratório de Microbiologia prende-se com o diagnóstico e respetivo tratamento da doença infecciosa. Conjuga a necessidade de resposta rápida e assertiva com as rigorosas normas de orientação técnica utilizadas, desde a colheita das amostras até à identificação e estudo da resistência dos agentes infecciosos aos antibióticos.

Assim e para além da Bacteriologia Geral, o Laboratório de Microbiologia desenvolve duas valências fundamentais que, acrescem à Bacteriologia Geral: a Micobacteriologia e a Parasitologia.

Na Micobacteriologia, o Laboratório identifica, faz a genotipagem e a sensibilidade aos antibióticos doo Mycobacterium Tuberculosis e outras Micobactérias causa de tuberculose em doentes imunocomprometidos. Na área da Parasitologia, o Laboratório faz a identificação e diferenciação de parasitas intestinais, quer de outra origem designadamente os parasitas do sangue.

No decurso da sua atividade, o Laboratório de Microbiologia dispõe de uma sólida equipa médica, experiente e altamente especializada, bem como, dos mais sofisticados meios tecnológicos do mercado.