facebook pixel

A participação do Grupo Germano de Sousa na Formação Profissional na área da Medicina Laboratorial


Grupo Germano de Sousa na Formação Profissional na área da Medicina Laboratorial

A Medicina Laboratorial tem um papel fundamental na evolução da medicina. Devido à permanente actualização tecnológica das ferramentas de diagnóstico e ao progressivo aumento da interligação com a dimensão clínica, a Medicina Laboratorial contribui para uma melhoria efectiva, tanto da prestação de cuidados como da saúde das populações.

Esta evolução apresenta um conjunto de desafios e de oportunidades, associados ao ensino dos futuros médicos e à definição do papel que a Medicina Laboratorial deve ter no ensino da medicina. Que tipo de ensino pode contribuir para uma aquisição mais efectiva de competências práticas e úteis, com um benefício maior para as pessoas? 

Acreditamos que a fórmula mais aproximada do sucesso decorrerá de uma colaboração estreita entre as diversas instituições interessadas em promover a melhoria da prestação de cuidados, através das dimensões académica, laboratorial e clínica.

Este pressuposto foi fundamental para o Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa incrementar a sua participação no ensino universitário, estabelecendo protocolos com a Universidade Católica Portuguesa, desde 2015, participando ativamente no programa de Pós-Graduação em Medicina Laboratorial e estabelecendo-se como polo Laboratorial da mesma.

Desde o ano letivo de 2016/2017 que é responsável pela Unidade Curricular “O Laboratório nas Doenças Autoimunes” do Mestrado Integrado de Medicina da Nova Medical School tendo para tal assinado um protocolo com a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, e constituindo-se assim, também, um polo de atividade Laboratorial para os alunos dessa Faculdade.

saiba mais em:

ucp
nova medical